Atividade 1
Grupo 7 - Kaique n°15, Rafael Eduardo n°29, Raul n°30, Renato n°31 e Samuel n°33
terça-feira, 29 de setembro de 2020
quarta-feira, 15 de julho de 2020
quarta-feira, 8 de julho de 2020
quinta-feira, 25 de junho de 2020
sexta-feira, 19 de junho de 2020
Dumont x Irmãos Wright
Dumont
Santos Dumont foi um inventor brasileiro: "O pai da aviação". Com o "14-Bis", executou, em Paris, o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar. Em 1891, acompanhado da família, Dumont visitou a França pela primeira vez, fim do século XIX, período no qual o motor a gasolina era a sensação das exposições em Paris. Santos Dumont ficou encantado, pois sempre se interessou por mecanismos. Seu sonho, desde criança, era criar um aparelho que permitisse o homem voar controlando seu próprio curso. Passou a adolescência lendo Júlio Verne, observando os pássaros e estudando sua constituição física.
Adulto, Dumont mudou-se para Paris e começou a observar que havia a oportunidade de construir as próprias aeronaves. Na França ele fez contato com baloeiros, como Albert Chapin, que viria a se tornar um de seus mecânicos. Em Paris, se aprofundou principalmente em mecânica e no motor de combustão, pelo qual se apaixonou à primeira vista. Seu primeiro balão, o “Brasil”, com apenas 15 kg ganhou altura, mas era dependente do vento para se movimentar.
Dumont seguiu sua jornada projetando e construindo outros balões como o balão n.º7, que foi projetado para corrida, nunca chegou a competir, pois não tinha concorrente. O n.º 8 não existiu. Com o n.º 9, Dumont começou a transportar pessoas nos voos que fazia.
Porém, pela grande influencia de seus colegas, Santos Dumont se dedicou a produzir maquinas que poderiam voar e que possa ter total controle sobre seus movimentos não dependendo mais do vento. Com o 14 Bis, uma aeronave mais pesada que o ar, o brasileiro cumpriu alguns desafios em exibições públicas nos arredores de Paris. Em 23 de outubro, diante da comissão fiscalizadora do Aeroclube da França e de uma pequena multidão, conseguiu fazer sua estrutura de bambu, madeira, seda japonesa e cordas de piano percorrer no ar de Bagatelle 60 metros em sete segundos. Confirmou que o homem podia voar, conquistou o Prêmio Archdeacon e ganhou centenas de manchetes mundo afora, enaltecendo o acontecimento histórico.
O segundo desafio se deu no dia 12 de novembro de 1906, quando o "14 Bis", com um motor de 50 cavalos de potência, partiu do Parque de Bagatelle e subiu a uma altura de 6 metros, percorrendo 220 metros, tendo como testemunha os membros da comissão do Aeroclube da França. Diferente do voo anterior para melhor controle lateral da aeronave, usou os ailerons, estruturas até hoje utilizadas na aviação, demostrando assim um maior controle sobre os movimentos da aeronave. Em 1908, Santos Dumont constrói o "Demoiselle", cujo desenho serviria de modelo a todos os projetistas que se seguiram. Tudo nela era obra de Dumont, inclusive o motor. Em 1910, na primeira exposição da Aeronáutica realizada no Grand Palais de Paris, o "Demoiselle" foi um sucesso.
Em 1910, Dumont encerrou sua carreira. Passou a supervisionar as indústrias que surgiram na Europa. Doente, resolveu voltar ao Brasil.
Os irmãos Wright
Dois inventores americanos, chamados Wilbur e Orville Wright, são considerados, nos Estados Unidos e em alguns outros países, os idealizadores, construtores e pilotos do primeiro avião. Os irmãos Wright realizaram seu primeiro voo de avião bem-sucedido em 1903. Até hoje algumas características de seus projetos são usadas na fabricação de aviões modernos. Argumenta-se que o avião dos irmãos Wright não teria alçado voo apenas com o impulso de seu motor, mas com o apoio de uma catapulta. Com isso, gerou-se polêmicas acerca de quem foi o verdadeiro inventor do avião.
Depois de estudar planadores, os Wright decidiram projetar e construir um avião, que é similar ao planador, porém dotado de um sistema propulsor próprio. Em 1903, eles construíram um avião com um motor a gasolina que acionava duas hélices. Os Wright testaram a aeronave nas montanhas de Kill Devil, perto de Kitty Hawk. Segundo relatos posteriores, nesse lugar, no dia 17 de dezembro de 1903, Orville realizou seu primeiro voo, percorrendo 37 metros em 12 segundos. Pouco depois, Wilbur fez um voo de 260 metros em 59 segundos. A propulsão teria ocorrido por meio de uma catapulta, segundo alguns estudiosos, porém é difícil afirmar com certeza, uma vez que não houve testemunhas desses voos.
Os Wright continuaram a aprimorar seu invento. Em 1905, conseguiram permanecer no ar por cerca de 40 minutos.
Disputa
Pelas regras estabelecidas pelo Aeroclube da França, que naquela época era a instituição aeronáutica de maior prestígio do mundo, só seriam consideradas para as competições dos prêmios as invenções de máquinas que:
● pudessem decolar de forma autônoma
● fossem completamente controladas pelo piloto
● cujas demonstrações fossem supervisionadas pela comissão da instituição, o que só poderia acontecer na França.
Levando isto em conta, Santos Dumont foi sim o autor do primeiro voo com uma máquina voadora mais pesada do que o ar de forma autônoma e com a presença da Comissão Avaliadora do Aeroclube da França.
O problema é que alguns historiadores da aeronáutica questionam bastante o fato do 14-bis ser uma máquina efetivamente controlada, com as suas inúmeras alavancas e comandos a aeronave funcionava muito como um balão.
Já no caso dos Irmãos Wright, o Flyer podia ser controlado com mais eficiência, porém não era capaz de levantar voo sozinho. Primeiro foram usados trilhos para impulsionar a aeronave, depois passou-se a utilizar uma torre que lançava um peso de 700 quilos capaz de impulsionar o Flyer, funcionando como uma catapulta.
Deste modo, as duas máquinas apresentavam pontos questionáveis e não completamente dentro das regras estabelecidas pelo Aeroclube da França. De qualquer forma os seus resultados eram inquestionáveis e pioneiros, contribuindo intensamente para o avanço da aeronáutica.
Tecnicamente, nenhum deles criou o avião se forem levados em conta os requisitos.
Conclusão
Ao avaliarmos as pesquisas e discutirmos em nosso grupo no Whatsapp, nós do Grupo 7 do 3ºano A concluímos que quem recebe o mérito da criação do primeiro avião que deu impulso para o desenvolvimento dos aviões que conhecemos hoje são os irmãos Wright, uma vez que, os primeiros projetos de Dumont eram mais considerados como balões do que como aviões. Além disso, em 1905, os Wright conseguiram desenvolver o Flyer 3, que foi capaz de levantar voo mesmo sem uma catapulta, apenas utilizando trilhos sem declividade que guiavam o avião. Com isso, fizeram um voo de 39 mil metros. Entendemos que embora a invenção deles não estivesse de acordo com os critérios da época, numa analise atual em que leva em conta avião como um corpo com asas e que tem meios próprios de locomoção, os irmãos ficam com o feito.
Fontes:
https://infograficos.estadao.com.br/especiais/a-redescoberta-de-santos-dumont/14bis-360.php (Acessado dia 18/06/2020)
https://www.ebiografia.com/santos_dumont/
https://escola.britannica.com.br/artigo/irm%C3%A3os-Wright/482887
https://www.hipercultura.com/santos-dumont-ou-irmaos-wright/
terça-feira, 12 de maio de 2020
12/05/2020- Tivemos uma conversa sobre o trabalho do robô gladiador onde Rafael Eduardo n°29 mandou mensagem em nosso grupo do Whatsapp relembrando-nos dos preparativos. Além disso, Kaique Lima n°15 disponibilizou um carrinho de brinquedo com um motorzinho e Renato n°31 pegou as agulhas que haviam em sua casa para ajudar no projeto.